Bahia empossa conselheiros de juventude
Os novos integrantes do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) para gestão 2014/15 serão empossados pelo governador Jaques Wagner na próxima terça-feira (18), às 11h, no Salão de Atos da Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
No dia anterior (17), os conselheiros estarão reunidos das 8 às 17h, no auditório do Espaço Crescer, na Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), CAB, para eleger a mesa diretora, definir o cronograma de encontros e iniciar o planejamento da administração.
O secretário estadual de Relações Institucionais (Serin), Cícero Monteiro, explica que os escolhidos terão o desafio de acompanhar a implementação do Plano Estadual de Juventude e do Estatuto da Juventude, sancionados, respectivamente, pelo governador Jaques Wagner, em 2011, e pela presidente Dilma Rousseff, no ano passado.
“O conselho vem desempenhando um papel importante na garantia dos direitos da juventude à educação, ao trabalho, à cultura e outras áreas fundamentais, e tenho a certeza de que continuará atuando para ampliar o acesso dos jovens baianos às políticas públicas“, diz Monteiro.
Segundo o censo demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 28% da população baiana é formada por jovens entre 15 e 29 anos, o que corresponde a mais de 3,9 milhões de pessoas.
Entenda o conselho
Composto em sua maioria pela sociedade civil organizada, com 40 representantes de fóruns, redes, movimentos, associações, organizações e entidades de apoio ao segmento, o Cejuve é vinculado à Serin e tem caráter consultivo. Sua criação, em 2008, atende as reivindicações apresentadas pelos participantes da 1ª Conferência Estadual de Juventude da Bahia.
Entre as atribuições do conselho estão a apresentação de propostas de políticas públicas e outras iniciativas que visem assegurar e ampliar os direitos dos jovens, e a promoção de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade desse público. É responsável ainda por propor estratégias de acompanhamento e avaliação da política estadual de juventude.
Políticas Públicas
O Cejuve, em parceria com a Coordenação de Políticas de Juventude (Cojuve) da Serin, tem promovido um conjunto de ações para garantir a efetividade das políticas públicas voltadas para o segmento. Neste âmbito, vale destacar a realização da 2ª Conferência Estadual de Juventude, do Seminário de Avaliação do Programa Trilha e da VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Em 2013, lançou uma campanha de incentivo à criação de conselhos municipais de juventude, durante o III Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude, em Itabuna. Os municípios que tiverem esses organismos institucionais serão priorizados em programas e projetos dos governos federal e estadual.